Fiscalização em faixa exclusiva
para ônibus na EPNB começa na segunda-feira
Publicação: 10/02/2012 20:09 Atualização:
A partir desta
segunda-feira (13/02), agentes de trânsito e radares começam a multar veículos
que não estão autorizados a rodar pela faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo
Bandeirante (EPNB). A infração será considerada leve, com a perda de três
pontos na carteira e multa R$ 53,23. A regulamentação foi publicada na sexta
(10), pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Segundo o Departamento
de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), as penalidades serão aplicadas
de duas formas: durante a abordagem dos veículos infratores, realizadas pelos
agentes de trânsito, ou por meio de radares eletrônicos. No caso da abordagem,
as equipes do DER se posicionarão estrategicamente por toda a rodovia, sempre
agindo com duas ou mais viaturas.
Conforme explicaram os
coordenadores da operação foram instalados oito equipamentos na rodovia, do
viaduto do Pistão Sul até o começo da Candangolândia. Estes pardais multarão
exclusivamente os veículos não-autorizados que trafegarem pela faixa dos
ônibus. O DER tem o registro das placas dos ônibus, táxis e vans escolares que
possuem permissão para trafegar pela faixa exclusiva. Assim, se um carro, moto
ou caminhão passar pela faixa e o sistema eletrônico não reconhecer a placa já
registrada, será emitida a multa.
Blitz educativa - Até o
momento, o trabalho realizado pelo Governo do Distrito Federal foi de
conscientização dos motoristas sobre a importância de não utilizarem a faixa
exclusiva. As iniciativas consistiram em ações educativas, como a blitz de
servidores e estagiários do DER – grupo que, vestido com roupas coloridas,
durante dias explicou aos motoristas (que eram convidados a parar no
acostamento) benefícios e vantagens do espaço delimitado para ônibus, táxis e
veículos escolares.
Redução de tempo – Com a
entrada em operação da faixa exclusiva no local, em 27 de dezembro, o tempo
gasto entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto diminuiu, em
média, 20 minutos no percurso de ida de volta, para quem faz o trajeto de
ônibus.
Para tornar a viagem de
quem passa pela EPNB ainda mais rápida, o GDF também proibiu, desde o último
dia 6, o tráfego de caminhões no horário de pico – das 6h às 10h e das 17h às
20h, de segunda a sexta-feira.
Corredor na EPTG – Além
da EPNB, mais uma importante via do Distrito Federal conta, desde o último dia
31, com um corredor exclusivo para ônibus: o corredor da Estrada Parque
Taguatinga (EPTG). No caso da EPTG a faixa específica está localizada do lado
esquerdo, próxima ao canteiro central.
Matéria do Correio
Brasiliense do dia 10/02/2012
Link para leitura
completa da matéria:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/02/10/interna_cidadesdf,289534/fiscalizacao-em-faixa-exclusiva-para-onibus-na-epnb-comeca-na-segunda-feira.shtml
__Aqui vai minha opinião
sobre o assunto.
Li varias reportagens em jornais impressos e vi vários noticiários
sobre o tema. Gostei da iniciativa que tem o interesse de melhorar o transito e
o tempo de chegada ao trabalho e etc. Em uma reportagem no Balanço Geral do dia
13/02/2012 um dos responsáveis pela criação da nova lei, diz abertamente que a
intenção é estimular o uso do transporte público do Distrito Federal, fazer com
que os moradores do DF deixem seus carros em casa e use ônibus ou metrô.
MAS gente me desculpe à expressão, mas "PUTA QUE PARIU",
eu duvido que esse cara use transporte público no DF, querem que nós deixemos
nossos carros em casa para pegar ônibus que só vivem extremamente
"LOTADOS" e "CAINDO AOS PEDAÇOS", isso quando conseguimos
entrar no ônibus, pois muitas vezes temos que esperar horas pois os ônibus só
passam lotados e não dá para entrar, e isso quando ele para na parada.
Não temos transporte público para atender a demanda e o pouco que temos
não presta, vivem quebrando, o que provoca um congestionamento terrível de horas
e horas, congestionamento esse que já era caótico e piorou muito com a
interdição de uma via nas principais rodovias do DF para criação da via
exclusiva para ônibus, tornando quase impossível o ir e vir, o transito chega a
parar em horário de pico. O metrô também não atende a população alem
de muito cheio também vive com defeito.
Bom, eu acho a iniciativa boa, desde que antes da sua aplicação
houvesse uma reestruturação no setor oferecendo transporte público de qualidade
e um mínimo de conforto para os usuários, aí sim poderiam nos sugerir deixar
nosso carro em casa para o uso desse transporte, e não nos privar do uso dessas
vias com uma promessa de melhoria futura nos transportes públicos, pois não
acredito nesse governo que tudo que promete não se cumpri, e se cumpre ninguém
tem ideia de quando.
Deixo aqui minha indignação.
DEIXE SUA OPINIÃO!
3 comentários:
E ai cara beleza!!! boa inciativa essa sua... e concordo com sua indignação pois passo isso muitas vezes por mês... E o quanto eu poder evitar de pegar ônibus eu evito!!!
Ha cara fica uma dica: como vc ta começando procure colocar textos menores e objetivos pois chama mais a atenção do leitor, pois a maioria das pessoas olha primeiro o tamanho do texto para começar a ler... mas e só um toque mesmo.... abração!
Boaaa André conte com nosso apoio.
Valeu!
Concordo completamente com você. Houve uma inversão nas medidas tomadas pelo governo, primeiro precisam melhorar a qualidade e aumentar a quantidade do transporte público para depois definir faixas exclusivas para ônibus.
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