sexta-feira, 11 de maio de 2012

8 Atitudes vencedoras


Hoje quero falar um pouco sobre ATITUDES, mas especificamente sobre as atitudes que tomamos em nossa vida. Acredito que tudo que somos é resultado daquilo que decidimos ser e tomamos atitudes, ou seja colocamos um plano em ação para alcançar determinado resultado.

·  Sendo assim a ATITUDE que tomos em relação aos nossos sonhos, objetivos e desejo é de fundamental importância para sua realização.
·  Após algum tempo lendo artigos, revistas e periódicos separei 8 Atitudes Vencedoras Para o Profissional de Vendas, são 8 tópicos que quando seguidos fielmente trarão resultado vencedores para qualquer sonho, objetivo e desejo que possamos ter. Veja e reflita sobre cada um deles:
·  1. De Manhã Levante Para Vencer.
“Vocês me perguntam: Qual é a nossa meta? Posso responder com uma única palavra: VITÓRIA! Vitória a todo custo, Vitória apesar do medo,Vitória por mais longo e difícil que o caminho possa ser, Pois sem vitória não há sobrevivência.”
Churchill
·  Decida que você conseguirá bons resultados
Determine-se mentalmente a acreditar na vitória. Alcançar a vitória começa com uma firme determinação de vencer. Convença-se de que conseguirá bons resultados.
·  Cultive pensamentos vencedores.
A mente é uma terra fértil que tudo produz.
·  O que for semeado nela brotará fecundo e viçoso.
·  Semeie pensamentos positivos e eles criarão uma atmosfera propícia ao desenvolvimento de resultados positivos.
·  Afaste-se do pessimismo: ele é contagioso.
·  Não se deixe influenciar pelo pessimismo.
·  Jornais, revistas, rádio e televisão bombardeiam a mente com notícias ruins.
·  Cuidado para não contaminar o seu cliente com pessimismo.
·  Tome cuidado com as pessoas que só sabem espalhar o pessimismo e o derrotismo.
·  Afaste-se dos eternos derrotados, de gente perdedora.
·  Vacine-se contra o surto do pessimismo que assola os mais fracos.
·  Aprenda a observar o lado bom das coisas, a valorizar os bons acontecimentos.
·  Seja um divulgador de boas notícias.

·  2. Seja Movido a Metas e Objetivos.
“O homem que sabe o que quer já percorreu um longo caminho para encontrá-lo.”
Napoleon Hil
·  Estabeleça objetivos pessoais altos e ambiciosos.
Tenha sempre um sonho à sua frente para não se acomodar ou se sentir satisfeito com o que já conseguiu. O que você quer ter, ser ou fazer, até o final do semestre? Até o final do ano? O que você pretende atingir a curto prazo? Neste mês?
·  Pense sempre mais alto e você atingirá objetivos mais elevados. Se você pensar pequeno e estabelecer objetivos limitados, limitará também seu sucesso.
·  É normal pensarmos em objetivos de ter e fazer (uma casa, um carro, uma viagem). É mais raro estabelecermos objetivos relacionado ao ser. O que você quer ser como pessoa, como pai/mãe, como esposo/esposa, como profissional? Às vezes objetivos de ser são mais importantes do que os de ter ou fazer.
·  Coloque suas metas e objetivos no papel
Metas e objetivos não registrados são meras intenções. Quando escritos, eles transformam-se em compromissos que você assume consigo mesmo.
·  Leia seus objetivos, regularmente, para reforçá-los na sua mente, para não distanciar suas ações das suas metas. É mais fácil decidir sobre uma ação que foi pensada e escrita.
·  Por isso, metas escritas ajudam você a tomar boas decisões.
·  Planeje.
·  Faça tudo para chegar lá
Objetivos sem ação não têm valor. Procure caminhos que façam você chegar aos objetivos. Trace planos de ação. Coloque no papel tudo o que vai fazer para chegar lá. Como? Quanto? Quando? Quem? Faça as situações acontecerem, não espere que elas aconteçam.
·  AJA!
·  COMO CHEGAR AOS OBJETIVOS?
Uma vez definido onde você quer chegar, é preciso determinar como chegar lá. É preciso pensar nos caminhos, definir as estratégias. Para auxiliá-lo nesta tarefa, procure responder às seguintes perguntas chaves:
·  Como pretendo atuar este mês para atingir meus objetivos de vendas?
·  Quais são os clientes da minha carteira que devo visitar prioritariamente?
·  Como ser mais produtivo com a utilização do tempo que disponho para atender a minha carteira de clientes?
·  Que novos argumentos devo usar para fechar mais vendas?
·  O que devo e preciso fazer para melhorar minha capacidade pessoal em vendas?
·  Novos canais de vendas?
·  Analisar conta a conta, o planejado X realizado, e tomar atitudes corretivas caso necessário (Número Mágico).
·  Meus Objetivos Pessoais.
Poucos são os profissionais que têm objetivos de vida claros e definidos, mas os campeões de vendas têm. Estabeleça seus objetivos pessoais, pois isto o ajudará a descobrir e esclarecer o que realmente você deseja alcançar e, ao mesmo tempo, irá oferecer um sentido para viver e utilizar melhor o seu talento.
·  Reflita sobre suas prioridades, pergunte-se sobre seus planos para transformar seus objetivos em realidade, pensando quais são as opções que existem para realizá-los. Embora a vida seja uma só, sempre é tempo de recomeçar, desde que comecemos agora!
·  3. Não Desperdiçe Tempo.
“Quando as pessoas percebem que o tempo vale ouro, já é muito tarde para ganhá-lo.”
Autor Desconhecido
·  Valorize seu tempo. Quanto vale o seu tempo?
Aprenda a responder a essa pergunta, conscientizando-se da importância do recurso tempo na vida de um Profissional de vendas.
·  Identifique aquilo que representa mais retorno profissional.
·  Utilize todo o tempo disponível para pensar e agir visando melhorar seus resultados em vendas.
·  Faça uma análise diária de quanto tempo fica sem fazer nada e passe a usar esse período ocioso em prol do seu auto-desenvolvimento.
·  Elimine os desperdiçadores de tempo
Quanto do seu tempo você desperdiça, diariamente, em ações irrelevantes que não se relacionam com o seu trabalho? Identifique as pequenas coisas que representam perda de tempo para você.
·  Administre seus problemas particulares de forma que não interfiram em seu trabalho.
·  Seja objetivo durante o contato com o seu cliente. Não perca o seu tempo e o dele com “papo-furado”.
·  Os Desperdiçadores De Tempo do Profissional de Vendas.
O tempo em vendas é sem dúvida um recurso não renovável; se você deixou de fazer suas “dez” visitas hoje, não poderá recuperar este tempo fazendo “vinte” visitas amanhã. O Profissional de Vendas perdeu para sempre um tempo que não voltará nunca mais.
·  O tempo é o recurso mais importante do profissional de vendas. Perder tempo é perder dinheiro, é perder a oportunidade de realizar seus sonhos mais rapidamente.
·  Relacionei a seguir os principais desperdiçadores de tempo que prejudicam o desempenho do Profissional de Vendas.
·  Sempre que você não tiver tempo para fazer seu trabalho como deveria, leia com atenção esta relação, refletindo sobre seus desperdiçadores e como agilizar para eliminá-los ou minimizá-los.
·  Falta de planejamento de cada cliente;
·  Falta de planejamento diário e semanal. Sair a campo sem uma idéia clara de onde ir e o que fazer;
·  Roteiros mal estudados, proporcionando longos trajetos improdutivos, sem qualquer racionalidade;
·  Sair tarde da empresa para iniciar o trabalho;
·  Encerrar cedo suas atividades;
·  Conversa desnecessária, “papo furado”, com cliente desviando o objetivo da visita;
·  Falta ou esquecimento do seu material de trabalho;
·  Atividades de lazer durante o horário “nobre” do vendedor, desviando a atenção para outras coisas que não tenham nada a ver com o seu trabalho;
·  Horário de almoço prolongado;
·  Não utilização do telefone para marcar ou confirmar visitas, quando isto se faz necessário;
·  Falta de planejamento de suas atividades particulares;
·  Medo de fechar as vendas, deixando a decisão do cliente para depois, e se obrigando a revisitá-lo;
·  Espera demasiada em salas de espera e não utilização desse tempo;
·  Não possuir informações precisas sobre os produtos e os serviços desenvolvidos pela empresa e seus benefícios;
·  Deixar muitos assuntos pendentes, sem solução;
·  Abandonar o cliente no primeiro indício de dificuldades;
·  Falar com pessoas que não decidem ou não influenciam na compra.

·  4. Penso, Logo Vendo.
“Agir e falar sem pensar é atirar sem apontar.”
George Herbert
·  Pense em tudo o que você disser ou fizer
Venda é um processo mental, não apenas físico.
·  Use a cabeça, em todos os momentos. Não faça da venda uma atividade mecânica e automática.
·  Na frente do cliente, você não pode titubiar. Portanto pense antes no que vai dizer. Tenha sempre uma razão para os seus atos.
·  Estimule sua criatividade, procurando soluções para vender mais, respondendo mentalmente à pergunta: “Como posso melhorar meus resultados em vendas?
·  Seja um Profissional de Vendas
Planeje o ano e ações discutidas com clientes estabelecendo a meta e instrumentos para a avaliação de desempenho.
·  Tenha sempre boas idéias e sugestões para oferecer a seu cliente.
·  Torne-se especial aos olhos do seu cliente. Vá além das obrigações de um Profissional de Vendas. Faça algo mais pelo cliente.
·  Faça aquilo que os concorrentes não fazem pelo cliente.
·  Faça com que seu cliente fique realmente satisfeito com o seu trabalho.
·  Ajude o cliente a elaborar promoções inteligentes e criativas, afim de girar mais rapidamente os produtos de SUCESSO.
·  Promova o produto da empresa no ponto de venda.
·  Participe de todos os eventos do cliente (Ex.: Inauguração de loja);
·  Conheça e seja conhecido na estrutura do cliente: administrativo, financeiro, filiais, Marketing, contas a pagar, diretoria etc.
·  Venda sempre benefícios
Conscientize-se de que as pessoas não compram produtos.
Elas compram aquilo que os produtos da empresa podem fazer por elas.

·  5. O Medo Não Me Domina.
“Pior do que um homem que abandona as suas tarefas é aquele que teme começá-las.”
Autor Desconhecido
O medo é um grande destruidor
Não permita que o medo domine você. Caso contrário não alcançará o sucesso profissional. Muitos Profissional de Vendas deixam de ter sucesso porque temem enfrentar os desafios da profissão de vendas.
·  O medo é fruto de nossa mente. Para vencer o medo, temos que desenvolver nossa auto-confiança.
·  Identifique as causas dos medos
·  Questione-se a todo momento: “O que me deixa inseguro? Por que tenho medo?”
·  “Faltam-me habilidades ou técnicas de vendas?”
·  “Conheço mesmo toda a linha dos produtos da empresa? Ou tenho dúvidas?”
·  “Meus conhecimentos sobre os clientes são adequados?”
·  Enfrente seus medos
Existe somente uma maneira de superar o medo: enfrente-o diretamente.
·  Clientes difíceis precisam ser enfrentados. Não fuja.
·  Encare de frente aquilo que teme.
·  Caminhe ao encontro do cliente com olhar firme e ombros erguidos.
·  Elimine o sentimento de rejeição.
·  Reforce o sentimento de auto-estima (goste mais de você) para não ser rejeitado.
·  Não leve a rejeição para o lado pessoal.
Ao receber uma possível negativa do cliente, não se sinta discriminado ou infeliz. Em vez disso, tire lições dessas rejeições com naturalidade.
·  Se o cliente nunca dissesse “não”, não haveria a necessidade do vendedor. Bastaria um tirador de pedidos.

·  6. Nunca Desista.
“O caminho mais curto para o sucesso é sempre tentar mais uma vez”
Autor Desconhecido
·  Sempre existe uma saída
Nada é definitivo. Para qualquer problema sempre existe uma solução.
·  Há sempre uma maneira de superar os obstáculos da venda
Aprenda a enxergar as oportunidades nas dificuldades.
·  Pergunte a si mesmo: “Será que não estou desistindo porque culpo os outros ou a situação, pelos meus insucessos?” Toda vez que você faz isso, você pára de procurar saída.
·  Tente, mas de forma diferente
·  Seja persistente, mas com inteligência. Crie novos argumentos, busque outros caminhos, outras formas de abordagem. Encontre uma maneira diferente a cada tentativa.
·  Seja criativo, fuja de abordagens convencionais e chavões comuns.

·  7. Acredite Na Força do Entusiasmo.
“Nada importante jamais foi conseguido sem entusiasmo”
Ralph Emerson
· 
Externe o entusiasmo que existe dentro de você.
Entusiasmo é uma energia que vem do seu interior. Ele o motiva e o empurra em direção aos objetivos.
·  Para agir com entusiasmo, cultive diariamente em seu interior, esta energia positiva.
·  Preocupe-se com a sua apresentação pessoal: ela evidencia a sua auto-estima (você gostando de você mesmo).
·  Olhe seus clientes diretamente nos olhos.
·  Lembre-se de que seu corpo também fala: mantenha uma postura ereta (cabeça erguida).
·  Não baixe o tom de voz. Mantenha-o sempre firme.
·  Lembre-se : Você é um Profissional de Vendas, ou seja, vende saúde, alegria, lazer, economia, ecologia, etc. Não pode parecer com uns que “ficam dormindo no barranco pra morrer encostado”.
·  Vibre com aquilo que faz
·  Vendedor de sucesso gosta do que faz e, por isso, faz com paixão. Transmite forte energia e alegria ao demonstrar os produtos da empresa. Seus clientes acreditam mais nele, sentem-se mais seguros e confiantes.
·  Aprenda a valorizar as coisas boas da sua profissão, como, por exemplo: vender é ajudar o cliente a tomar uma decisão. Vendendo podemos sempre conhecer novas pessoas.
·  Reforce seu entusiasmo, lembrando-se das vitórias e realizações passadas.

·  8. Aprenda Alguma Coisa Todo o Dia.
Sábio é aquele que sabe que não sabe tudo.
Provérbio Oriental
Autor Desconhecido
·  Aprenda a ensinar a você mesmo
Não espere que alguém o ensine vender. Você tem que aprender a ensinar-se sozinho. Pense sobre cada venda.
·  Observe os campeões em ação, eles podem ensiná-lo muito.
Após cada venda, pare e pense: se pudesse, o que você faria diferente?
·  Participe de cursos com disposição para aprender e não apenas como obrigação.
·  Não espere que as informações de que precisa venham até você: procure-as, encontre-as.
·  Esteja sempre buscando aprender mais
·  Você deve ter disposição para aprender sempre, cada dia mais.
·  Deve ser humilde para reconhecer que não sabe tudo e que, talvez, algum concorrente saiba mais do que você.
·  Mantenha-se atualizado: leia mais.
·  Alargue seus horizontes: conheça mais o que se passa à sua volta.
·  Conheça pessoas interessantes que lhe tragam novos conhecimentos e experiências de vida.
·  Não acredite quanto mais experiência você tiver menos precisará aprender.
·  Amanhã, terá mais conhecimento do que hoje, se continuar crescendo.
·  Discipline-se para fazer uma avaliação diária do seu desempenho. Isso oferece, a cada dia, oportunidades de aprendizado, pois cada venda é diferente, cada cliente é diferente. Esteja sempre atento para tirar lições dos seus erros e dos acertos, pensando no que poderia ser feito melhor.
·  Essas são as 8 Atitudes Vencedoras, siga-as e verá resultados vencedores em seu projetos.
·  Até mais, Sucesso.
Texto escrito pelo Prof. Wagner Henrique. Em www.wagnerhenrique.com.br


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