Hoje quero falar um pouco
sobre ATITUDES, mas especificamente sobre as atitudes que tomamos em nossa
vida. Acredito que tudo que somos é resultado daquilo que decidimos ser e
tomamos atitudes, ou seja colocamos um plano em ação para alcançar determinado
resultado.
· Sendo assim a ATITUDE que tomos em relação aos nossos
sonhos, objetivos e desejo é de fundamental importância para sua realização.
· Após algum tempo lendo artigos, revistas e periódicos separei 8
Atitudes Vencedoras Para o Profissional de Vendas, são 8
tópicos que quando seguidos fielmente trarão resultado vencedores para qualquer
sonho, objetivo e desejo que possamos ter. Veja e reflita sobre cada um deles:
· 1. De Manhã Levante Para Vencer.
“Vocês me perguntam: Qual é a nossa meta? Posso responder com
uma única palavra: VITÓRIA! Vitória a todo custo, Vitória apesar do
medo,Vitória por mais longo e difícil que o caminho possa ser, Pois sem vitória
não há sobrevivência.”
Churchill
Churchill
· Decida que você conseguirá bons resultados
Determine-se mentalmente a acreditar na vitória. Alcançar a vitória começa com uma firme determinação de vencer. Convença-se de que conseguirá bons resultados.
Determine-se mentalmente a acreditar na vitória. Alcançar a vitória começa com uma firme determinação de vencer. Convença-se de que conseguirá bons resultados.
· Cultive pensamentos vencedores.
A mente é uma terra fértil que tudo produz.
A mente é uma terra fértil que tudo produz.
· O que for semeado nela brotará fecundo e viçoso.
· Semeie pensamentos positivos e eles criarão uma atmosfera
propícia ao desenvolvimento de resultados positivos.
· Afaste-se do pessimismo: ele é contagioso.
· Não se deixe influenciar pelo pessimismo.
· Jornais, revistas, rádio e televisão bombardeiam a mente com
notícias ruins.
· Cuidado para não contaminar o seu cliente com pessimismo.
· Tome cuidado com as pessoas que só sabem espalhar o
pessimismo e o derrotismo.
· Afaste-se dos eternos derrotados, de gente perdedora.
· Vacine-se contra o surto do pessimismo que assola os mais
fracos.
· Aprenda a observar o lado bom das coisas, a valorizar os bons
acontecimentos.
· Seja um divulgador de boas notícias.
· 2. Seja Movido a Metas e Objetivos.
“O homem que sabe o que quer já percorreu um longo caminho
para encontrá-lo.”
Napoleon Hil
Napoleon Hil
· Estabeleça objetivos pessoais altos e ambiciosos.
Tenha sempre um sonho à sua frente para não se acomodar ou se sentir satisfeito com o que já conseguiu. O que você quer ter, ser ou fazer, até o final do semestre? Até o final do ano? O que você pretende atingir a curto prazo? Neste mês?
Tenha sempre um sonho à sua frente para não se acomodar ou se sentir satisfeito com o que já conseguiu. O que você quer ter, ser ou fazer, até o final do semestre? Até o final do ano? O que você pretende atingir a curto prazo? Neste mês?
· Pense sempre mais alto e você atingirá objetivos mais
elevados. Se você pensar pequeno e estabelecer objetivos limitados, limitará
também seu sucesso.
· É normal pensarmos em objetivos de ter e fazer (uma casa, um
carro, uma viagem). É mais raro estabelecermos objetivos relacionado ao ser. O
que você quer ser como pessoa, como pai/mãe, como esposo/esposa, como
profissional? Às vezes objetivos de ser são mais importantes do que os de ter
ou fazer.
· Coloque suas metas e objetivos no papel
Metas e objetivos não registrados são meras intenções. Quando escritos, eles transformam-se em compromissos que você assume consigo mesmo.
Metas e objetivos não registrados são meras intenções. Quando escritos, eles transformam-se em compromissos que você assume consigo mesmo.
· Leia seus objetivos, regularmente, para reforçá-los na sua
mente, para não distanciar suas ações das suas metas. É mais fácil decidir
sobre uma ação que foi pensada e escrita.
· Por isso, metas escritas ajudam você a tomar boas decisões.
· Planeje.
· Faça tudo para chegar lá
Objetivos sem
ação não têm valor. Procure caminhos que façam você chegar aos objetivos. Trace
planos de ação. Coloque no papel tudo o que vai fazer para chegar lá. Como?
Quanto? Quando? Quem? Faça as situações acontecerem, não espere que elas
aconteçam.
· AJA!
· COMO CHEGAR AOS OBJETIVOS?
Uma vez definido onde você quer chegar, é preciso determinar como chegar lá. É preciso pensar nos caminhos, definir as estratégias. Para auxiliá-lo nesta tarefa, procure responder às seguintes perguntas chaves:
Uma vez definido onde você quer chegar, é preciso determinar como chegar lá. É preciso pensar nos caminhos, definir as estratégias. Para auxiliá-lo nesta tarefa, procure responder às seguintes perguntas chaves:
· Como pretendo atuar este mês para atingir meus objetivos de
vendas?
· Quais são os clientes da minha carteira que devo visitar
prioritariamente?
· Como ser mais produtivo com a utilização do tempo que
disponho para atender a minha carteira de clientes?
· Que novos argumentos devo usar para fechar mais vendas?
· O que devo e preciso fazer para melhorar minha capacidade
pessoal em vendas?
· Novos canais de vendas?
· Analisar conta a conta, o planejado X realizado, e tomar
atitudes corretivas caso necessário (Número Mágico).
· Meus Objetivos Pessoais.
Poucos são os profissionais que têm objetivos de vida claros e definidos, mas os campeões de vendas têm. Estabeleça seus objetivos pessoais, pois isto o ajudará a descobrir e esclarecer o que realmente você deseja alcançar e, ao mesmo tempo, irá oferecer um sentido para viver e utilizar melhor o seu talento.
Poucos são os profissionais que têm objetivos de vida claros e definidos, mas os campeões de vendas têm. Estabeleça seus objetivos pessoais, pois isto o ajudará a descobrir e esclarecer o que realmente você deseja alcançar e, ao mesmo tempo, irá oferecer um sentido para viver e utilizar melhor o seu talento.
· Reflita sobre suas prioridades, pergunte-se sobre seus planos
para transformar seus objetivos em realidade, pensando quais são as opções que
existem para realizá-los. Embora a vida seja uma só, sempre é tempo de
recomeçar, desde que comecemos agora!
· 3. Não Desperdiçe Tempo.
“Quando as pessoas percebem que o tempo vale ouro, já é muito
tarde para ganhá-lo.”
Autor Desconhecido
Autor Desconhecido
· Valorize seu tempo. Quanto vale o seu tempo?
Aprenda a
responder a essa pergunta, conscientizando-se da importância do recurso tempo
na vida de um Profissional de vendas.
· Identifique aquilo que representa mais retorno profissional.
· Utilize todo o tempo disponível para pensar e agir visando
melhorar seus resultados em vendas.
· Faça uma análise diária de quanto tempo fica sem fazer nada e
passe a usar esse período ocioso em prol do seu auto-desenvolvimento.
· Elimine os desperdiçadores de tempo
Quanto do seu tempo você desperdiça, diariamente, em ações irrelevantes que não se relacionam com o seu trabalho? Identifique as pequenas coisas que representam perda de tempo para você.
Quanto do seu tempo você desperdiça, diariamente, em ações irrelevantes que não se relacionam com o seu trabalho? Identifique as pequenas coisas que representam perda de tempo para você.
· Administre seus problemas particulares de forma que não
interfiram em seu trabalho.
· Seja objetivo durante o contato com o seu cliente. Não perca
o seu tempo e o dele com “papo-furado”.
· Os Desperdiçadores De Tempo do Profissional de Vendas.
O tempo em vendas é sem dúvida um recurso não renovável; se você deixou de fazer suas “dez” visitas hoje, não poderá recuperar este tempo fazendo “vinte” visitas amanhã. O Profissional de Vendas perdeu para sempre um tempo que não voltará nunca mais.
O tempo em vendas é sem dúvida um recurso não renovável; se você deixou de fazer suas “dez” visitas hoje, não poderá recuperar este tempo fazendo “vinte” visitas amanhã. O Profissional de Vendas perdeu para sempre um tempo que não voltará nunca mais.
· O tempo é o recurso mais importante do profissional de
vendas. Perder tempo é perder dinheiro, é perder a oportunidade de realizar
seus sonhos mais rapidamente.
· Relacionei a seguir os principais desperdiçadores de tempo
que prejudicam o desempenho do Profissional de Vendas.
· Sempre que você não tiver tempo para fazer seu trabalho como
deveria, leia com atenção esta relação, refletindo sobre seus desperdiçadores e
como agilizar para eliminá-los ou minimizá-los.
· Falta de planejamento de cada cliente;
· Falta de planejamento diário e semanal. Sair a campo sem uma
idéia clara de onde ir e o que fazer;
· Roteiros mal estudados, proporcionando longos trajetos improdutivos,
sem qualquer racionalidade;
· Sair tarde da empresa para iniciar o trabalho;
· Encerrar cedo suas atividades;
· Conversa desnecessária, “papo furado”, com cliente desviando
o objetivo da visita;
· Falta ou esquecimento do seu material de trabalho;
· Atividades de lazer durante o horário “nobre” do vendedor,
desviando a atenção para outras coisas que não tenham nada a ver com o seu
trabalho;
· Horário de almoço prolongado;
· Não utilização do telefone para marcar ou confirmar visitas,
quando isto se faz necessário;
· Falta de planejamento de suas atividades particulares;
· Medo de fechar as vendas, deixando a decisão do cliente para
depois, e se obrigando a revisitá-lo;
· Espera demasiada em salas de espera e não utilização desse
tempo;
· Não possuir informações precisas sobre os produtos e os
serviços desenvolvidos pela empresa e seus benefícios;
· Deixar muitos assuntos pendentes, sem solução;
· Abandonar o cliente no primeiro indício de dificuldades;
· Falar com pessoas que não decidem ou não influenciam na
compra.
· 4. Penso, Logo Vendo.
“Agir e falar sem pensar é atirar sem apontar.”
George Herbert
George Herbert
· Pense em tudo o que você disser ou fizer
Venda é um processo mental, não apenas físico.
Venda é um processo mental, não apenas físico.
· Use a cabeça, em todos os momentos. Não faça da venda uma
atividade mecânica e automática.
· Na frente do cliente, você não pode titubiar. Portanto pense
antes no que vai dizer. Tenha sempre uma razão para os seus atos.
· Estimule sua criatividade, procurando soluções para vender
mais, respondendo mentalmente à pergunta: “Como posso melhorar meus resultados
em vendas?
· Seja um Profissional de Vendas
Planeje o ano e ações discutidas com clientes estabelecendo a meta e instrumentos para a avaliação de desempenho.
Planeje o ano e ações discutidas com clientes estabelecendo a meta e instrumentos para a avaliação de desempenho.
· Tenha sempre boas idéias e sugestões para oferecer a seu
cliente.
· Torne-se especial aos olhos do seu cliente. Vá além das
obrigações de um Profissional de Vendas. Faça algo mais pelo cliente.
· Faça aquilo que os concorrentes não fazem pelo cliente.
· Faça com que seu cliente fique realmente satisfeito com o seu
trabalho.
· Ajude o cliente a elaborar promoções inteligentes e
criativas, afim de girar mais rapidamente os produtos de SUCESSO.
· Promova o produto da empresa no ponto de venda.
· Participe de todos os eventos do cliente (Ex.: Inauguração de
loja);
· Conheça e seja conhecido na estrutura do cliente:
administrativo, financeiro, filiais, Marketing, contas a pagar, diretoria etc.
· Venda sempre benefícios
Conscientize-se de que as pessoas não compram produtos.
Elas compram aquilo que os produtos da empresa podem fazer por elas.
Conscientize-se de que as pessoas não compram produtos.
Elas compram aquilo que os produtos da empresa podem fazer por elas.
· 5. O Medo Não Me Domina.
“Pior do que um homem que abandona as suas tarefas é aquele
que teme começá-las.”
Autor Desconhecido
Autor Desconhecido
O medo
é um grande destruidor
Não permita que o medo domine você. Caso contrário não alcançará o sucesso profissional. Muitos Profissional de Vendas deixam de ter sucesso porque temem enfrentar os desafios da profissão de vendas.
Não permita que o medo domine você. Caso contrário não alcançará o sucesso profissional. Muitos Profissional de Vendas deixam de ter sucesso porque temem enfrentar os desafios da profissão de vendas.
· O medo é fruto de nossa mente. Para vencer o medo, temos que
desenvolver nossa auto-confiança.
· Identifique as causas dos medos
· Questione-se a todo momento: “O que me deixa inseguro? Por
que tenho medo?”
· “Faltam-me habilidades ou técnicas de vendas?”
· “Conheço mesmo toda a linha dos produtos da empresa? Ou tenho
dúvidas?”
· “Meus conhecimentos sobre os clientes são adequados?”
· Enfrente seus medos
Existe somente uma maneira de superar o medo: enfrente-o diretamente.
Existe somente uma maneira de superar o medo: enfrente-o diretamente.
· Clientes difíceis precisam ser enfrentados. Não fuja.
· Encare de frente aquilo que teme.
· Caminhe ao encontro do cliente com olhar firme e ombros
erguidos.
· Elimine o sentimento de rejeição.
· Reforce o sentimento de auto-estima (goste mais de você) para
não ser rejeitado.
· Não leve a rejeição para o lado pessoal.
Ao receber uma possível negativa do cliente, não se sinta discriminado ou infeliz. Em vez disso, tire lições dessas rejeições com naturalidade.
Ao receber uma possível negativa do cliente, não se sinta discriminado ou infeliz. Em vez disso, tire lições dessas rejeições com naturalidade.
· Se o cliente nunca dissesse “não”, não haveria a necessidade
do vendedor. Bastaria um tirador de pedidos.
· 6. Nunca Desista.
“O caminho mais curto para o sucesso é sempre tentar mais uma
vez”
Autor Desconhecido
Autor Desconhecido
· Sempre existe uma saída
Nada é
definitivo. Para qualquer problema sempre existe uma solução.
· Há sempre uma maneira de superar os obstáculos da venda
Aprenda a
enxergar as oportunidades nas dificuldades.
· Pergunte a si mesmo: “Será que não estou desistindo porque
culpo os outros ou a situação, pelos meus insucessos?” Toda vez que você faz
isso, você pára de procurar saída.
· Tente, mas de forma diferente
· Seja persistente, mas com inteligência. Crie novos
argumentos, busque outros caminhos, outras formas de abordagem. Encontre uma
maneira diferente a cada tentativa.
· Seja criativo, fuja de abordagens convencionais e chavões
comuns.
· 7. Acredite Na Força do Entusiasmo.
“Nada importante jamais foi conseguido sem entusiasmo”
Ralph Emerson
Ralph Emerson
·
Externe o entusiasmo que existe dentro de você.
Externe o entusiasmo que existe dentro de você.
Entusiasmo é
uma energia que vem do seu interior. Ele o motiva e o empurra em direção aos
objetivos.
· Para agir com entusiasmo, cultive diariamente em seu
interior, esta energia positiva.
· Preocupe-se com a sua apresentação pessoal: ela evidencia a
sua auto-estima (você gostando de você mesmo).
· Olhe seus clientes diretamente nos olhos.
· Lembre-se de que seu corpo também fala: mantenha uma postura
ereta (cabeça erguida).
· Não baixe o tom de voz. Mantenha-o sempre firme.
· Lembre-se : Você é um Profissional de Vendas, ou seja, vende
saúde, alegria, lazer, economia, ecologia, etc. Não pode parecer com uns que
“ficam dormindo no barranco pra morrer encostado”.
· Vibre com aquilo que faz
· Vendedor de sucesso gosta do que faz e, por isso, faz com
paixão. Transmite forte energia e alegria ao demonstrar os produtos da empresa.
Seus clientes acreditam mais nele, sentem-se mais seguros e confiantes.
· Aprenda a valorizar as coisas boas da sua profissão, como,
por exemplo: vender é ajudar o cliente a tomar uma decisão. Vendendo podemos
sempre conhecer novas pessoas.
· Reforce seu entusiasmo, lembrando-se das vitórias e
realizações passadas.
· 8. Aprenda Alguma Coisa Todo o Dia.
Sábio é aquele que sabe que não sabe tudo.
Provérbio Oriental
Autor Desconhecido
Provérbio Oriental
Autor Desconhecido
· Aprenda a ensinar a você mesmo
Não espere
que alguém o ensine vender. Você tem que aprender a ensinar-se sozinho. Pense
sobre cada venda.
· Observe os campeões em ação, eles podem ensiná-lo muito.
Após cada
venda, pare e pense: se pudesse, o que você faria diferente?
· Participe de cursos com disposição para aprender e não apenas
como obrigação.
· Não espere que as informações de que precisa venham até você:
procure-as, encontre-as.
· Esteja sempre buscando aprender mais
· Você deve ter disposição para aprender sempre, cada dia mais.
· Deve ser humilde para reconhecer que não sabe tudo e que,
talvez, algum concorrente saiba mais do que você.
· Mantenha-se atualizado: leia mais.
· Alargue seus horizontes: conheça mais o que se passa à sua
volta.
· Conheça pessoas interessantes que lhe tragam novos
conhecimentos e experiências de vida.
· Não acredite quanto mais experiência você tiver menos
precisará aprender.
· Amanhã, terá mais conhecimento do que hoje, se continuar crescendo.
· Discipline-se para fazer uma avaliação diária do seu
desempenho. Isso oferece, a cada dia, oportunidades de aprendizado, pois cada
venda é diferente, cada cliente é diferente. Esteja sempre atento para tirar
lições dos seus erros e dos acertos, pensando no que poderia ser feito melhor.
· Essas são as 8 Atitudes Vencedoras, siga-as e verá resultados
vencedores em seu projetos.
· Até mais, Sucesso.
Texto escrito pelo Prof. Wagner Henrique. Em www.wagnerhenrique.com.br
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