segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Faixa exclusiva para ônibus no DF

Fiscalização em faixa exclusiva para ônibus na EPNB começa na segunda-feira


Publicação: 10/02/2012 20:09 Atualização:
A partir desta segunda-feira (13/02), agentes de trânsito e radares começam a multar veículos que não estão autorizados a rodar pela faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A infração será considerada leve, com a perda de três pontos na carteira e multa R$ 53,23. A regulamentação foi publicada na sexta (10), pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), as penalidades serão aplicadas de duas formas: durante a abordagem dos veículos infratores, realizadas pelos agentes de trânsito, ou por meio de radares eletrônicos. No caso da abordagem, as equipes do DER se posicionarão estrategicamente por toda a rodovia, sempre agindo com duas ou mais viaturas.

Conforme explicaram os coordenadores da operação foram instalados oito equipamentos na rodovia, do viaduto do Pistão Sul até o começo da Candangolândia. Estes pardais multarão exclusivamente os veículos não-autorizados que trafegarem pela faixa dos ônibus. O DER tem o registro das placas dos ônibus, táxis e vans escolares que possuem permissão para trafegar pela faixa exclusiva. Assim, se um carro, moto ou caminhão passar pela faixa e o sistema eletrônico não reconhecer a placa já registrada, será emitida a multa.

Blitz educativa - Até o momento, o trabalho realizado pelo Governo do Distrito Federal foi de conscientização dos motoristas sobre a importância de não utilizarem a faixa exclusiva. As iniciativas consistiram em ações educativas, como a blitz de servidores e estagiários do DER – grupo que, vestido com roupas coloridas, durante dias explicou aos motoristas (que eram convidados a parar no acostamento) benefícios e vantagens do espaço delimitado para ônibus, táxis e veículos escolares.

Redução de tempo – Com a entrada em operação da faixa exclusiva no local, em 27 de dezembro, o tempo gasto entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto diminuiu, em média, 20 minutos no percurso de ida de volta, para quem faz o trajeto de ônibus.

Para tornar a viagem de quem passa pela EPNB ainda mais rápida, o GDF também proibiu, desde o último dia 6, o tráfego de caminhões no horário de pico – das 6h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Corredor na EPTG – Além da EPNB, mais uma importante via do Distrito Federal conta, desde o último dia 31, com um corredor exclusivo para ônibus: o corredor da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). No caso da EPTG a faixa específica está localizada do lado esquerdo, próxima ao canteiro central.

Matéria do Correio Brasiliense do dia 10/02/2012




  __Aqui vai minha opinião sobre o assunto.

Li varias reportagens em jornais impressos e vi vários noticiários sobre o tema. Gostei da iniciativa que tem o interesse de melhorar o transito e o tempo de chegada ao trabalho e etc. Em uma reportagem no Balanço Geral do dia 13/02/2012 um dos responsáveis pela criação da nova lei, diz abertamente que a intenção é estimular o uso do transporte público do Distrito Federal, fazer com que os moradores do DF deixem seus carros em casa e use ônibus ou metrô.


MAS gente me desculpe à expressão, mas "PUTA QUE PARIU", eu duvido que esse cara use transporte público no DF, querem que nós deixemos nossos carros em casa para pegar ônibus que só vivem extremamente "LOTADOS" e "CAINDO AOS PEDAÇOS", isso quando conseguimos entrar no ônibus, pois muitas vezes temos que esperar horas pois os ônibus só passam lotados e não dá para entrar, e isso quando ele para na parada.  Não temos transporte público para atender a demanda e o pouco que temos não presta, vivem quebrando, o que provoca um congestionamento terrível de horas e horas, congestionamento esse que já era caótico e piorou muito com a interdição de uma via nas principais rodovias do DF para criação da via exclusiva para ônibus, tornando quase impossível o ir e vir, o transito chega a parar em horário de pico. O metrô também não atende a população alem de muito cheio também vive com defeito.


Bom, eu acho a iniciativa boa, desde que antes da sua aplicação houvesse uma reestruturação no setor oferecendo transporte público de qualidade e um mínimo de conforto para os usuários, aí sim poderiam nos sugerir deixar nosso carro em casa para o uso desse transporte, e não nos privar do uso dessas vias com uma promessa de melhoria futura nos transportes públicos, pois não acredito nesse governo que tudo que promete não se cumpri, e se cumpre ninguém tem ideia de quando.



Deixo aqui minha indignação. 
                                                
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3 comentários:

Jefferson disse...

E ai cara beleza!!! boa inciativa essa sua... e concordo com sua indignação pois passo isso muitas vezes por mês... E o quanto eu poder evitar de pegar ônibus eu evito!!!

Ha cara fica uma dica: como vc ta começando procure colocar textos menores e objetivos pois chama mais a atenção do leitor, pois a maioria das pessoas olha primeiro o tamanho do texto para começar a ler... mas e só um toque mesmo.... abração!

Comunidade Bom Combate disse...

Boaaa André conte com nosso apoio.

Valeu!

Vanessa Costa disse...

Concordo completamente com você. Houve uma inversão nas medidas tomadas pelo governo, primeiro precisam melhorar a qualidade e aumentar a quantidade do transporte público para depois definir faixas exclusivas para ônibus.